segunda-feira, 27 de abril de 2009

sábado, 25 de abril de 2009

FLISOL (Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre).


No dia 25 de abril, aconteceu na UERJ edição carioca do maior evento de divulgação de software livre da América Latina: o FLISOL (Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre).

Teve uma excelente programação, com palestras e mini-cursos, não apenas para conhecer, mas também aprender a utilizar os programas que estão revolucionando a informática no mundo todo.


Professores Presentes no Evento Flisol


Professora Jacqueline (Euclydes Paulo da Silva), Professora Luciana (PTE de Maricá) e Professor Antônio (PTE de Niterói).

Flisol RJ


** Palestras assistidas:


quinta-feira, 23 de abril de 2009

A origem do Dia das Mães


Existem algumas versões diferentes para a origem deste dia. A mais antiga remonta à mitologia grega. Na Grécia antiga, com a entrada da primavera fazia-se uma festa em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. No início do século XVII, começo da Revolução Industrial, portanto, a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Mas foi nos Estados Unidos que surgiram as primeiras sugestões para a criação de uma data específica para homenagear as mães. Em 1872 Júlia Ward Howe, autora da letra do hino do país, foi quem primeiro teve a idéia. Mas foi outra americana, Ana Jarvis, da Filadélfia, que em 1907 iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Ana, que havia entrado em profunda depressão devido ao falecimento de sua mãe, começou uma campanha sem precedentes para homenagear a sua, e todas as mães, com um dia dedicado a elas. Tendo enviado correspondências à deputados, senadores, autoridades, jornais, revistas logo a comemoração se espalhou por todo o país e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Wilson: dia 9 de maio. No Brasil, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas.

Dia das Mães no Mundo



Mãe é mãe em qualquer lugar do mundo. “Ralha e beija, erra, acerta, arruma a mesa, cozinha, escreve, trabalha fora, ri, esquece, lembra e chora, traz remédio e sobremesa...” Todas querem o melhor para seus filhos.
Mas na hora de comemorar o dia delas, nem todos os países comemoram na mesma data. Confira em que dia se comemora o dia das mães em alguns países do Mundo:
2º domingo de maio – Brasil, Estados Unidos, Dinamarca, Finlândia, Japão, Turquia, Austrália e Bélgica.
2º domingo de fevereiro – Noruega
2º domingo de outubro – Argentina
2º dia da primavera – Líbano
10 de maio – México
8 de dezembro – Portugal e Espanha
Último domingo de maio – França e Suécia
4º domingo da Quaresma – Inglaterra

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Educar...

“Educar é mostrar a vida
a quem ainda não a viu.
O educador diz: “Veja!”
- e, ao falar, aponta.
O aluno olha na
direção apontada e
vê o que nunca viu.
Seu mundo
se expande.
Ele fica mais
rico interiormente...”
“E, ficando mais rico interiormente, ele
pode sentir mais alegria
e dar mais alegria -
que é a razão pela
qual vivemos.”

Rubem Alves

Descobrimento do Brasil


Canção do Exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Gonçalves Dias

Dia da Terra - 22 de abril


O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacionalcontra a poluição. É festejado em 22 de abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.


Pensamos, às vezes, que a Terra durará infinitamente. Entretanto, pela maneira irresponsável como lidamos, ela não perdurará por muito tempo. E os resultados de nossa inconseqüência já se faz presente em todo o mundo, na destruição do meio ambiente, na miséria, na fome, no ódio e na violência que grassa entre os povos. Na intolerância que nos acomete dia a dia. Todos conhecemos os problemas. Todos. Mas não os evitamos.Todos pertencemos a Terra, assim como ela nos pertence. De seus elementos somos constituídos.Grande parte de nosso corpo é composto de água, e devagar vamos tomando toda a água existente no Planeta. Usando, usurpando, e não cuidando. A Terra nos dá nossa alimentação. Nos dá o ar. E, nós, a cada dia a diminuímos com queimadas de nossas florestas derramando óleo nos oceanos, poluindo os ares, os mares, testes e mais testes... que tem tirado o planeta de sua sincronia.A Terra é o único planeta conhecido a abrigar vida, no sistema solar, e, é ao Planeta Terra, nós que somos seus elementos - pois a ela retornaremos no convívio final.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Curso de Gênero e Diversidade Sexual na Escola


Alguns Professores de nosso Colégio, no dia 16 de abril, participaram do Curso de Gênero e Diversidade Sexual promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Maricá, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ.
O curso terá duração de 240 horas. Durante a aula inaugural, no Colégio Cenecista Maricá. A coordenadora executiva do curso, professora da UERJ Cláudia Regina Ribeiro, elogiou a participação maciça dos professores maricaenses no evento anunciou que a cidade terá mais dois módulos do curso: gravidez na adolescência e envolvimento com as drogas. A exibição de um vídeo temático encerrou a aula inaugural.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cont. do Projeto: Não à Violência!


Pesquisamos sobre o tema violência escolar, violência nas ruas, violência doméstica, violência no trabalho e violência infantil. Promovemos discussão com os alunos sobre os temas em estudo. Aplicamos pesquisa sobre o tema para alunos no LIED e atividades pedagógicas que desenvolveram a afetividade, o trabalho em equipe e a valorização da vida e a paz.

Projeto: Não à Violência!

Notamos que cada vez mais as pessoas demonstram comportamentos e atitudes agressivas, ferindo tanto a integridade física, quanto psicológica de colegas. Por esse motivo, investigamos as possíveis causas dessa violência, bem como, as alternativas para compreender e modificar essa situação. Averiguamos e refletimos sobre as causas da violência, através de atividades pedagógicas desenvolvemos a afetividade e socialização, promovendo o diálogo e propondo intervenções pedagógicas adequadas à valorização da vida e da paz.

Equipe de Cadastramento

Equipe cadastrando alunos e professores para a Identidade Funcional.

Biblioteca Padre José de Anchieta

Nossa Biblioteca foi informatizada no ano de 2008. Temos um sistema totalmente revisado de Gerência com cadastro de leitores, editoras, autores, classificação literária e livros. Gerência de empréstimos, reservas, renovações e devoluções de livros.

Nosso LIED

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Apresentação de Alunos e Professores

As apresentações marcaram a inauguração do LIED. O Coral de Flautas da Professora Luciana de Educação Artística e as Mímicas do Animador Cultural, Perceu.

Inauguração do LIED

Participar, aprender e se divertir

A tecnologia ajuda a transformar a escola, e permite que os alunos e os professores tenham acesso a novas formas de construir conhecimento.
E depois de muita luta e espera, estamos desfrutando do nosso laboratório de informática educativa, o que realmente nos chama a atenção é o empenho dos nossos alunos pela busca da aprendizagem.

C. E. Euclydes Paulo da Silva
Maricá - RJ