segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Agradecimento aos Visitantes!


Agradecemos sua amizade que, gentilmente,
você nos permitiu desfrutar.
Agradecemos sua energia que, positivamente,
muitas batalhas você nos ajudou a ganhar.
Agradecemos sua força que, bravamente,
você conseguiu nos emprestar.
Agradecemos ao seu coração todo carinho
que pôde nos dar.

A sua visita é importante demais!!!

Projeto Reforço Novo Enem


Se você está participando das aulas do Projeto Reforço Novo Enem, chegou a hora de testar os seus conhecimentos. Clique aqui para acessar o site onde estão disponibilizadas as provas do projeto no formato de Simulado Online. Você precisará preencher corretamente um pequeno cadastro para poder receber por e-mail os links para as provas que foram preparadas dentro do formato do Enem.Com isso, você tem a comodidade de fazer as provas no horário e local que achar mais conveniente, obtendo imediatamente o número de acertos e constatando o gabarito da correspondente prova, o que o ajudará nessa reta final de preparação. As provas ficarão disponíveis até o dia 1º de outubro. Boa sorte!

Rio 2016 - Cidade Candidata


Prezados amigos ,
O Governo do Estado e a Prefeitura estão empenhados em fazer do Rio de Janeiro palco do maior evento esportivo do mundo. Um espetáculo que representa a união dos cinco continentes. Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016, vamos fazer parte dessa torcida!Embarque conosco nesse sentimento de alegria para trazer ainda mais reconhecimento ao nosso país através do Rio, a cidade mais feliz do mundo.
Vote nos sites abaixo para o Rio conseguir esta vitória:

ENCCEJA 2009- ENSINO FUNDAMENTAL



O período de inscrições ao Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos será de 8 a 30 de setembro, exclusivamente pela Internet. Os interessados poderão se inscrever pelo site http://www.encceja.inep.gov.br/inscricao, a partir das 8h do dia 8 até às 23h59 do dia 30 de setembro.
A participação no ENCCEJA é gratuita e voluntária.
A idade mínima exigida é de 15 anos, completos até o dia da prova, que esse ano será no dia 29 de novembro.
As provas contemplam as áreas básicas do conhecimento, sendo elas:
Prova I - Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Artes, Educação Física e Redação;
Prova II – Matemática;
Prova III – História e Geografia;
Prova IV – Ciências Naturais.
Serão 30 itens de múltipla escolha para cada uma das áreas, além de uma proposta de temas para a redação.
Maiores informações acessar o site do INEP
www.inep.gov.br

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Projeto Lendo e Refletindo - 2009

Lendo e Refletindo - 2009

Projeto Lendo e Refletindo - 2009


BRUNA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Concurso de Redação

Lendo e Refletindo - 2009

Projeto Lendo e Refletindo - 2009

Ilustrações de:
LEONARDO GOMES DA SILVA - T: 2001
PATRICK HENRIQUES DA SILVA - T: 901
CLEBER PEREIRA DOS SANTOS - T: 802
MATHEUS SERRA - T: 702



Tema: O JOVEM EM BUSCA DE RESPONSABILIDADE E CIDADANIA

Objetivo:
Incentivar a reflexão e a discussão dos problemas brasileiros e do papel do jovem na transformação da atual situação brasileira.



Tarde de Autógrafos do Projeto Lendo e Refletindo, no dia 24 de setembro, às 14 horas, no Teatro Municipal de Araruama.



Nossos alunos, Diretor Zenilton e as professoras Rosênia, Jacqueline e Kelly - C.E. Euclydes Paulo da Silva
Diretora Patrícia e Professora Andréa - E.E. Cacilda Silva

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Seminário de Literatura - T: 1002 - Profª Rosênia

Humanismo
A Idade Média (476-1453) marcou uma série de mudanças na sociedade, algumas das quais sentimos ainda hoje seus impactos. Conhecido também como Idade das Trevas esse período histórico concretizou sistemas políticos e iniciou o processo que suscitou a efetivação das bases do capitalismo. Além disso a Idade Média foi marcada também pela construção de concepções ideológicas que serviram para introduzir o Homem no contexto social e filosófico da humanidade.
A Igreja Católica, além de possuir o domínio territorial em grande parte da Europa, tinha também o poder de estabelecer os critérios e os rumos para a
pesquisa científica. Praticamente todo pensamento científico da Idade Média estava subordinado aos interesses da religião. Para solidificar sua ideologia religiosa a Igreja difundia a teoria teocêntrica, onde defendia que Deus seria a explicação para a origem e o destino dos seres humanos, por exemplo. O Homem estava submetido ao poder de Deus, enquanto este guiava o rumo de sua vida. Sempre colocado pela religião em segundo plano, o Homem era um agente passivo mediante o poder divino que concretizava alianças monárquicas e militares e incitava a caça aos hereges.
Todo esse poder exercido pela Igreja foi, ao longo dos anos, ganhando força, enquanto espalhava seus domínios pelo continente europeu. Entretanto, quando as bases do sistema feudal começavam a ruir, movimentos revoltosos de camponeses eclodiam em alguns pontos da Europa. Começariam a surgir questionamentos sobre o teocentrismo e o Homem passava então a pensar o mundo sob o ponto de vista Humanista.
A teoria Humanista veio surgir somente no início do século XIV quando o italiano Francesco Petrarca (1304-1374) colocou o homem como centro de toda ação e como agente principal no processo de mudanças sociais. Essa posição de alguns pensadores causou impactos na Igreja. No entanto o humanismo em nenhum momento renegou o catolicismo. Humanistas como Petrarca eram religiosos, porém não aceitavam apenas uma explicação como verdade plena.
O pensamento Humanista baseou-se no antropocentrismo. Se antes Deus e a Igreja guiavam o Homem e seus passos, agora o Homem, por si só, obedecia a reflexão mais aprofundada para discenir seus caminhos. O pensamento Humanista fez ressurgir na cultura européia a filosofia greco-romana. Não obstante o grande avanço do pensamento Humanista, este restringiu-se à filosofia e à literatura, não englobando outros setores como as artes plásticas, por exemplo.
Petrarca, como fundador do Humanismo, é figura central no processo de revolução do pensamento europeu que culminou com o movimento conhecido como Iluminismo. Foi ele o primeiro humanista do Renascimento.


Turma: 1002

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Seminário de Literatura - T: 2001 - Profª Rosênia

Seminário: Parnasianismo

No Brasil, o parnasianismo dominou a poesia até a chegada do Modernismo brasileiro. A importância deste movimento no país deve-se não só ao elevado número de poetas, mas também à extensão de sua influência, uma vez que seus princípios estéticos dominaram por muito tempo a vida literária do país, praticamente até o advento do Modernismo em 1922.

Na década de 1870, a poesia romântica deu mostras de cansaço, e mesmo em Castro Alves é possível apontar elementos precursores de uma poesia realista. Assim, entre 1870 e 1880 assistiu-se no Brasil à liquidação do Romantismo, submetido a uma crítica severa por parte das gerações emergentes, insatisfeitas com sua estética e em busca de novas formas de arte, inspiradas nos ideais positivistas e realistas do momento.

Dessa maneira, a década de 1880 abriu-se para a poesia científica, a socialista e a realista, primeiras manifestações da reforma que acabou por se canalizar para o Parnasianismo. As influências iniciais foram Gonçalves Crespo e Artur de Oliveira, este o principal propagandista do movimento a partir de 1877, quando chegou de uma estada em Paris. O Parnasianismo surgiu timidamente no Brasil nos versos de Luís Guimarães Júnior (Sonetos e rimas. 1880) e Teófilo DiasFanfarras. 1882), e firmou-se definitivamente com Raimundo Correia (Sinfonias. 1883), Alberto de Oliveira (Meridionais. 1884) e Olavo Bilac (Relicário. 1888).

O Parnasianismo brasileiro, a despeito da grande influência que recebeu do Parnasianismo francês, não é uma exata reprodução dele, pois não obedece à mesma preocupação de objetividade, de cientificismo e de descrições realistas. Foge do sentimentalismo romântico, mas não exclui o subjetivismo. Sua preferência dominante é pelo verso alexandrino de tipo francês, com rimas ricas, e pelas formas fixas, em especial o soneto. Quanto ao assunto, caracteriza-se pela objetividade, o universalismo e o esteticismo. Este último exige uma forma perfeita (formalismo) quanto à construção e à sintaxe. Os poetas parnasianos vêem o homem preso à matéria, sem possibilidade de libertar-se do determinismo, e tendem então para o pessimismo ou para o sensualismo.

Além de Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac, que configuraram a chamada tríade parnasiana, o movimento teve outros grandes poetas no Brasil, como Vicente de Carvalho, Machado de Assis, Luís Delfino, Bernardino Lopes, Francisca Júlia, Guimarães Passos, Carlos Magalhães de Azeredo, Goulart de Andrade, Artur Azevedo, Adelino Fontoura, Emílio de Meneses, Antônio Augusto de Lima, Luís Murat e Mário de Lima.

A partir de 1890, o Simbolismo começou a superar o Parnasianismo. O realismo classicizante do Parnasianismo teve grande aceitação no Brasil, graças certamente à facilidade oferecida por sua poética, mais de técnica e forma que de inspiração e essência. Assim, ele foi muito além de seus limites cronológicos e se manteve paralelo ao Simbolismo e mesmo ao Modernismo em sua primeira fase.

O prestígio dos poetas parnasianos, ao final do século XIX, fez de seu movimento a escola oficial das letras no país durante muito tempo. Os próprios poetas simbolistas foram excluídos da Academia Brasileira de Letras, quando esta se constituiu, em 1896. Em contato com o Simbolismo, o Parnasianismo deu lugar, nas duas primeiras décadas do século XX, a uma poesia sincretista e de transição.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parnasianismo

Turma: 2001


Dramatização do Poema

A velhice

O neto:
Vovó, por que não tem dentes?
Por que anda rezando só.
E treme, como os doentes
Quando têm febre, vovó?
Por que é branco o seu cabelo?
Por que se apóia a um bordão?
Vovó, porque, como o gelo,
É tão fria a sua mão?
Por que é tão triste o seu rosto?
Tão trêmula a sua voz?
Vovó, qual é seu desgosto?
Por que não ri como nós?

A Avó:
Meu neto, que és meu encanto,
Tu acabas de nascer...
E eu, tenho vivido tanto
Que estou farta de viver!
Os anos, que vão passando,
Vão nos matando sem dó:
Só tu consegues, falando,
Dar-me alegria, tu só!
O teu sorriso, criança,
Cai sobre os martírios meus,
Como um clarão de esperança,
Como uma benção de Deus!

Olavo Bilac
In: Poesias Infantis
RJ: Francisco Alves, 1929.



quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Aniversário do Professor Diego - Turma: 602

Parabéns hoje é o seu aniversário.
Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.

Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.

Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.

Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.

É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você nesse dia tão grandioso...
Feliz Aniversário!!!
Turma: 602


quinta-feira, 3 de setembro de 2009

XIV BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO - RioCentro - De 10 a 20 de setembro


Bienal do Livro Rio é um dos maiores eventos literários do país, um grande encontro que tem o livro como astro principal. Para os leitores, é a oportunidade de se aproximarem de seus autores favoritos, além de conhecerem muitos outros. Durante onze dias de evento, o Riocentro sediará a festa da cultura, da literatura e da educação.

Nos espaços dedicados às atrações, o público poderá participar de debates e bate-papos com personalidades culturais e de atividades recreativas que promovem a leitura.

Uma programação cultural rica e diversificada espera pelos 600 mil visitantes estimados para a XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 10 e 20 de setembro, no Riocentro. Novos formatos e a presença de importantes escritores brasileiros e autores internacionais conceituados formarão a grade, que nesta edição homenageia os EUA e contará com um total de 67 sessões de debates e 84 apresentações voltadas para o público infanto - juvenil.

Ao longo dos 11 dias de evento, mais de 100 autores brasileiros, 18 internacionais - sendo 12 da comitiva norte-americana - participarão das sessões, debates e encontros da programação cultural.


"A cada edição buscamos novas formas para estimular ainda mais o hábito da leitura. Vamos apresentar propostas diferentes, que vão aproximar ainda mais os leitores do universo literário", conta a presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Sonia Machado Jardim. A Bienal do Livro do Rio 2009 apresentará três novos espaços, uma exposição que retrata o trabalho de décadas de um dos principais editores do país, o já consagrado Café Literário e encontros com escritores estrangeiros.


Confira as principais atrações da Bienal:


Café Literário:
O ponto de encontro de autores brasileiros e internacionais, onde acontecem debates em sessões descontraídas de temas como processo de criação, ideias, livros, personagens e gêneros, ganha nova curadoria em 2009. O escritor e crítico literário Italo Moriconi encara pela primeira vez a função no evento, prometendo estreitar ainda mais a relação do público com os escritores. O Café Literário traz outra novidade: as sessões com autores internacionais contarão com tradução simultânea. A programação promete repetir o sucesso das edições anteriores. Serão 36 sessões, no espaço que terá capacidade para 200 pessoas, que vão reunir jovens talentos e autores consagrados.

Floresta de Livros:
Uma das principais apostas desta edição é voltada para o público infanto-juvenil. A Floresta de Livros será o maior espaço em metragem da Bienal 2009 e oferecerá diariamente uma experiência única de contato com os livros, aliando tecnologia e informação. Ali o público juvenil e escolar vai vivenciar ciclos de histórias diferentes enquanto exploram o lugar: uma instalação multi-sensorial, cenografada com árvores "falantes" que narram trechos de livros e que têm copas formadas por letras, que criam palavras de acordo com o ângulo de visão; um livro-mágico, que a cada toque das crianças, páginas de obras importantes aparecem; uma sala secreta, onde eles poderão pegar livros e ler para os colegas com direito a palco e microfone; por fim, a floresta termina em uma clareira, local que será palco de oito apresentações diárias. "Vamos botar a garotada para interagir com os livros", explica o curador João Alegria.

Mulher e Ponto:
Outra novidade da Bienal foi desenvolvida especialmente para o público feminino, grande frequentador do evento e responsável por mais da metade do número de leitores do país. O Mulher e Ponto vai abrigar encontros informais entre autores brasileiros que retratem nas suas obras e em seu cotidiano assuntos de interesse das leitoras. Os temas são variados: comportamento, literatura, filosofia, relações afetivas etc. O Mulher e Ponto terá 15 sessões ao todo, sendo uma por dia da semana e duas aos sábados e domingos.

Livro em Cena:
Um cenário que reproduz uma sala de leitura, com estantes de livros, bancos e poltronas, onde grandes nomes das artes serão convidados a ler trechos selecionados de obras de importantes escritores brasileiros. Assim é o Livro em Cena, novidade da Bienal, que traz assinatura do diretor e ator Paulo José em parceria com a D+ Produções, das sócias Marcia e Joana Braga.

Auditório dos grandes autores:
O auditório Euclides da Cunha (pavilhão 3), que tem capacidade para 390 pessoas, terá quatro sessões especiais com escritores estrangeiros que têm conquistado posições de destaque nas listas brasileiras de mais vendidos. Assim, um número maior de visitantes terá a oportunidade de presenciar os bate-papos inéditos com Bernard Cornwell (dia 11, às 19h30); Meg Cabot (dia 13, às 15h); Robert e Kim Kyosaki (dia 19, às 15h) e Steven Jay Schneider (dia 19, às 19h30).

Exposição "José Olympio - Um editor e sua casa":
Uma homenagem a um dos principais editores do século passado, responsável pela publicação de obras de nomes como Gilberto Freyre, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos e Jorge Amado. A exposição dará ao público da Bienal a chance de ver importantes etapas da história do mercado editorial brasileiro ao longo de décadas. "Selecionamos cerca de 200 publicações das principais edições da editora José Olympio, como as de José Lins do Rego e Carlos Drummond de Andrade, que mostram a arte de editar livros na primeira metade do século XX", explica Marcos Pereira, neto do editor e produtor da mostra. A mostra ocupará 300 m² e tem a curadoria de José Mario Pereira Filho e projeto museográfico de Victor Burton.

Bienal na Web 2.0

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro ganha "presença" forte na internet. Já estão no ar o site oficial -
www.bienaldolivro.com.br -, um hot site e o Twitter - http://twitter.com/bienaldolivro.

Jacqueline R. Cabral