quinta-feira, 25 de junho de 2009

Turma: 802 - Jogos Educativos

Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.
Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.
Os jogos podem se tornar aliados da construção do conhecimento em sala de aula. Os jogos educativos tanto computacionais como outros são, com certeza, recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades se bem elaborados e explorados.Vendo os jogos educativos como mais um recurso para a criação, desenvolvimento e prática do conhecimento, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e ainda sendo prazerosos, interessantes e desafiantes, esta aula visa fazer uma reflexão sobre o brincar e o uso dos jogos educativos no desenvolvimento dos educandos.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Aprender brincando... T: 801


Nossos alunos associam muitas coisas que aprendem em situações cotidianas. Adquirir aprendizado através de jogos é uma dessas formas de conhecimento.
Dessa forma a Professora Rosenia criou uma maneira divertida de aprender mais sobre as regras da língua portuguesa. Através de jogos as crianças poderão aprender de uma forma descontraída.

Turma: 801 Professora: Rosenia

O uso de Jogos na Língua Portuguesa - T: 901

O jogo presta-se às atividades não só de linguagem (falar/ouvir/ler/escrever), mas também para refletir sobre a escrita convencional. Nesse sentido, o uso de palavras cruzadas permite que os alunos teçam novas combinações entre as letras, discutam possibilidades e interajam para somar conhecimentos e alcançar resultados pretendidos.
Esse jogo dá a oportunidade de explorar os conteúdos como: os períodos por coordenação e subordinação.
Cabe ainda afirmar que não só esses jogos, mas também outros que possam auxiliar no desenvolvimento, devem fazer parte da sala de aula de Língua Portuguesa.
Turma: 901 Profª Rosênia

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Dicas dos Professores!

Dicas:
Começamos pela utilização do e-mail institucional, criado e enviado pela SEEDUC RJ, onde alguns professores começaram a encaminhar textos e atividades para seus alunos, assim como sugestão de sites de pesquisas e link de vídeos, sempre adequando para as necessidades pedagógicas da turma, e ao conteúdo a ser trabalhado. Incentivamos a pesquisa em sites. Porém nada de ir ao laboratório e sugerir uma pesquisa livre. Isto é absolutamente improdutivo. Você nunca sabe o que pode vir (experimente digitar “gatinha” num buscador de imagens e...). O uso do laboratório de informática seja para uso da Internet, softwares educativos ou aplicativos, deve ser parte de um conteúdo pedagógico. A nossa aula nasce para atender um objetivo e utilizamos de alguns recursos educacionais, entre eles, os tecnológicos. Se desejarmos uma pesquisa, delimitamos a busca, indicando pelo menos cinco sites. Cada vez que realizamos uma atividade pedagógica virtual, registramos no caderno dos alunos. Exemplo: o conteúdo “Releituras-A verdade também apanha” foi abordado no site http://www.releituras.com/jccarvalho_verdade.asp no laboratório de informática Para fazer uma pesquisa sobre a vida e obra do autor José Cândido de Carvalho, e produzir o roteiro proposto no livro, os alunos do 7º Ano Escolar usaram a Internet para pesquisa e troca de informações. Os e-mails serviram para compartilhar dúvidas, curiosidades, informações que não havia conseguido ainda, entre outras mensagens. Com a ajuda da Responsável pelo Laboratório de Informática Educativa (LIED), cada aluno cadastrou seu e-mail específico para a troca de dados e realizar as tarefas virtuais. O professor pode orientar seus alunos a elaborarem novos textos ou aprimorarem textos a partir das pesquisas realizadas. Dessa maneira, trabalhamos com os alunos a escrita, a criatividade e a leitura crítica. O material complementa o livro didático, dando maior profundidade aos temas. E, principalmente, faz parte de um programa de formação. A pesquisa e o exercício da escrita ajudam o discente melhorar a qualidade de suas redações. Além de permitir o uso responsável e consciente da Internet. http://www.releituras.com/jccarvalho_menu.asp
Jacqueline R. Cabral e Equipe Docente do CEEPS

Preocupados e Atualizados


Pensando nessa dificuldade de conciliar a atividade pedagógica, com a tecnologia, desenvolvemos uma atividade de Língua Portuguesa através de um site, e-mail e a atualização de nosso Blog. Queremos mostrar a tecnologia e seus impactos na sociedade, seus grandes benefícios e também malefícios. Pois essa nova realidade tem se refletido na escola, nossos alunos, segundo o educador americano Marc Prensky, “são nativos nesse mundo tecnológico e, nós, imigrantes. Nossa forma de pensar e aprender, comunicar-se, registrar, relacionar-se, difere muito de nossos educandos.” Nós Professores utilizamos os planejamentos de aulas que estão em cadernos ou folhas, nossas pesquisas são feitas preferencialmente em livros, temos TV, CDs e DVDs para nosso lazer, e nossos alunos fazem tudo isto pelo computador com a Internet. Toda esta diferença tem causado um impacto na escola. É como se tivéssemos pessoas falando línguas diferentes e ninguém se entende. Transformar informação em conhecimento, construir valores e conceitos corretos, enfim, cabem a nós, professores, uma sociedade mais humana.

Jacqueline R. Cabral

quinta-feira, 18 de junho de 2009

ENEM

Novo ENEM: MEC abre inscrições

Estão abertas, até o dia 17 de julho, as inscrições para o novo ENEM. Concluintes do ensino médio de escolas públicas e privadas e cidadãos que já tenham o 2º grau completo podem inscrever-se no portal www.mec.gov.br/enem. Todos os candidatos receberão o Manual do Inscrito, um documento com informações gerais sobre o ENEM 2009, inclusive as competências e habilidades a serem avaliadas pela prova. Além de uma redação em texto dissertativo-argumentativo, o exame será constituído de 180 questões de múltipla escolha, divididas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
O novo ENEM preserva a característica de ser um exame voluntário. As suas novidades, contudo, prometem revolucionar a educação brasileira: centenas de universidades vão usar o teste como processo seletivo ou como parte dele. Cada instituição poderá usar a prova de acordo com os seus próprios critérios, com base nas notas divulgadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ou aderir ao Sistema de Seleção Unificada. O sistema será controlado pelo próprio MEC e registrará as vagas oferecidas, selecionando os candidatos conforme as notas obtidas no exame. Outra novidade é que a prova valerá também para a certificação de conclusão do ensino médio.
Fonte: INEP
Jacqueline R. Cabral

domingo, 14 de junho de 2009

Festa Junina

Origem da Festa Junina:
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da
França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (
indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Comidas típicas:
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.
Tradições:
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas.

O uso do Blog nas Escolas


Os blogs educativos podem auxiliar o professor no trabalho com os alunos. Aprender fica mais fácil e mais atraente, quando aprendemos através de jogos e programas educacionais, utilizados de forma adequada e com objetivos definidos. Quando um professor cria um blog, ele conecta-se com o mundo. Seu trabalho e as produções de seus alunos podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo, o que incentiva e qualifica o trabalho de alunos e professores.
Antes de assumir a responsabilidade de administrar o Blog do nosso Colégio, eu visitei vários blogs educativos e fiquei bastante impressionada com a riqueza de informações existentes . A pesquisa veio confirmar o que eu pensava, que os blogs são importantes ferramentas pedagógicas e que podem ser utilizados em várias áreas de ensino, constituíndo-se em uma alternativa de comunicação em educação. São um meio de divulgação das produções de professores e alunos, bem como, possibilitam uma formação descentralizada através da troca de experiências entre os professores, possibilitando a reinvenção do trabalho pedagógico. O blog abre as atividades da escola para outras escolas, cidades e até países., ampliando a visão de mundo do professor e da turma.
Jacqueline R. Cabral

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Corpus Christi - 11 de junho de 2009


A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas.
Propriamente é a Quinta-feira Santa o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite uma celebração festiva. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.
Aconteceu, porém, que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.
O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.
Em 11 de agosto de 1264 o Papa emitiu a bula "Transiturus de mundo", onde prescreveu que na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor.
São Tomás de Aquino foi encarregado pelo Papa para compor o Ofício da celebração. O Papa era um arcediago de Liège e havia conhecido a Beata e percebido a luz sobrenatural que a iluminava e a sinceridade de seus apelos.
Em 1290 foi construída a belíssima Catedral de Orvieto, em pedras pretas e brancas, chamada de "Lírio das Catedrais". Antes disso, em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège, como festa diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica, e depois, então, em toda o mundo no séc. XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial.
Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.
A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. A celebração normalmente tem início com a missa, seguida pela procissão pelas ruas da cidade, que se encerra com a bênção do Santíssimo.
Todo católico deve participar dessa Procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade.
Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo. Tudo isto tem muito sentido e deve ser preservado.
Surgiram também os Congressos Eucarísticos, as Quarenta Horas de Adoração e inúmeras outras homenagens a Jesus na Eucaristia. Muitos se converteram e todo o mundo católico.
Era necessário, realmente, uma data distinta para que se manifestasse um culto especial ao Corpo e Sangue de Cristo, atraindo d’Ele novas graças e bênçãos para os que caminham neste mundo.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Provas do Segundo Bimestre de 2009

Atenção as datas das Provas!
Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano
Ensino Médio

Aniversário da Profª Cinthia

Professora Cinthia,
Que você possa ser feliz e faça os outros felizes,
pois não há dádiva maior na vida que o amor.
Por isso,
nunca pare a busca pelo crescimento interior
e continue sempre a ser a pessoa que você é.
Feliz Aniversário!!!
Turmas: 1003 e 2002

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Nossos Alunos

Professora Rosenia e a turma 901


"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Aniversário da Professora Rosenia

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejamos a você, um ano cheio de amor e de alegrias. Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.

Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, destemido. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo; Parabéns a você nesse dia tão grandioso.
Turma: 701

Aniversário da Professora Cintia


Comemore a maravilha de ser você! Dê uma festa... é o seu aniversário...

Hoje é o seu dia, tome alegria... Brinque à vontade, o que vale é felicidade...
E comemore a maravilha de ser alguém especial...

Você é uma pessoa única, maravilhosa, sem igual!
Tenha um Feliz Aniversário !
Turma: 2001