sexta-feira, 19 de junho de 2009

Dicas dos Professores!

Dicas:
Começamos pela utilização do e-mail institucional, criado e enviado pela SEEDUC RJ, onde alguns professores começaram a encaminhar textos e atividades para seus alunos, assim como sugestão de sites de pesquisas e link de vídeos, sempre adequando para as necessidades pedagógicas da turma, e ao conteúdo a ser trabalhado. Incentivamos a pesquisa em sites. Porém nada de ir ao laboratório e sugerir uma pesquisa livre. Isto é absolutamente improdutivo. Você nunca sabe o que pode vir (experimente digitar “gatinha” num buscador de imagens e...). O uso do laboratório de informática seja para uso da Internet, softwares educativos ou aplicativos, deve ser parte de um conteúdo pedagógico. A nossa aula nasce para atender um objetivo e utilizamos de alguns recursos educacionais, entre eles, os tecnológicos. Se desejarmos uma pesquisa, delimitamos a busca, indicando pelo menos cinco sites. Cada vez que realizamos uma atividade pedagógica virtual, registramos no caderno dos alunos. Exemplo: o conteúdo “Releituras-A verdade também apanha” foi abordado no site http://www.releituras.com/jccarvalho_verdade.asp no laboratório de informática Para fazer uma pesquisa sobre a vida e obra do autor José Cândido de Carvalho, e produzir o roteiro proposto no livro, os alunos do 7º Ano Escolar usaram a Internet para pesquisa e troca de informações. Os e-mails serviram para compartilhar dúvidas, curiosidades, informações que não havia conseguido ainda, entre outras mensagens. Com a ajuda da Responsável pelo Laboratório de Informática Educativa (LIED), cada aluno cadastrou seu e-mail específico para a troca de dados e realizar as tarefas virtuais. O professor pode orientar seus alunos a elaborarem novos textos ou aprimorarem textos a partir das pesquisas realizadas. Dessa maneira, trabalhamos com os alunos a escrita, a criatividade e a leitura crítica. O material complementa o livro didático, dando maior profundidade aos temas. E, principalmente, faz parte de um programa de formação. A pesquisa e o exercício da escrita ajudam o discente melhorar a qualidade de suas redações. Além de permitir o uso responsável e consciente da Internet. http://www.releituras.com/jccarvalho_menu.asp
Jacqueline R. Cabral e Equipe Docente do CEEPS

Um comentário:

  1. Jacqueline Cabral, achei o blog muito interessante, muito bem escrito, com excelente escolha dos temas ( Atuais: Festa Junina, achei ótima a idéia do calendário das provas bimestrais). Continue com essa garra e determinação que vais longe nessa nossa caminhada tão árdua que é o magistério, mas vista por esse ângulo a escola fica mais motivadora e inserida no rall das novidades que os alunos estão acostumados. Fica também como exemplo para nós, que se deu certo na sua escola, por que também não fazer na nossa??
    Um forte abraço, Jamille

    ResponderExcluir