quarta-feira, 6 de maio de 2009

1 º Conselho de Classe/2009


Para auxiliar na avaliação, a escola utiliza o Conselho de Classe.
É o Conselho de Classe, que possibilita a articulação dos diversos segmentos da escola. Seu objetivo é o estudo do processo de ensino que é a linha principal no qual gira em torno, o desenvolvimento dos processos do trabalho escolar, ou seja a aprendizagem.

O Conselho de classe é um dos vários mecanismos que possibilitam a gestão democrática na instituição escolar. A gestão democrática esta prevista na LDB 9394/96 em seu artigo 14:Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.A finalidade primeira dos conselhos de classe é diagnosticar problemas e apontar soluções tanto em relação aos alunos e turmas, quanto aos docentes.Na prática acaba por avaliar alguns alunos e/ou turmas e a própria prática pedagógica da escola.Normalmente os conselhos acontecem nos fins de bimestres, trimestres ou semestres, onde são discutidos encaminhamentos pedagógicos, notas e comportamento de alunos. Quando necessário o conselho de classe decide se um aluno será retido ou não. Se não é bem conduzido, o Conselho acaba se atendo somente a questões dos alunos e suas notas e comportamentos, sem avaliar a própria prática educativa da escola. Ao invés de discutir o aluno de modo integral, os professores acabam acentuando apenas seus pontos negativos.Em uma escola onde a gestão democrática é realidade, o conselho de classe desempenha o papel de avaliação dos alunos e de auto-avaliação de suas práticas, com o objetivo de diagnosticar a razão das dificuldades dos alunos, e apontar as mudanças necessárias nos encaminhamentos pedagógicos para superar tais dificuldades.Para tanto, as reuniões do Conselho não devem se ater somente aos momentos de “fechar as notas”.Importante salientar que a gestão democrática citada na LDB 9394/96 garante à equipe pedagógica e aos professores da escola o direito de estabelecer os princípios, finalidades e objetivos de seu Conselho de Classe e dos outros mecanismos que a possibilitam.


Bibliografia
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 1996.

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