terça-feira, 12 de maio de 2009

Aula de Projetos - Adolescentes: como eram ontem? E hoje, como são?

Quem nunca passou pela rua, e um conhecido disse: “Uau, você é a cara da tua mãe!” ou “Nossa! Como és parecida com o seu pai!”, ou ainda: “Você e seu irmão são gêmeos?”. Bom, todos nós possuímos algumas semelhanças com membros da nossa família, e isso é normal. Inclusive algumas preferências dos adolescentes de ontem, se assemelham com a dos de hoje. Mas será que eles liam como mandam a gente ler? E gostavam de assistir TV, como nós também gostamos? Para chegar a essas conclusões, realizamos uma pesquisa sobre a formação cultural de cada geração.
A cada ano que passa novas tecnologias são inventadas, inclusive novos programas, filmes... Por isso antigamente não era permitido assistir muitos programas, apenas algumas novelas. “Filmes? Somente algumas vezes, quando o cinema vinha no salão da comunidade”, relatou uma de nossas entrevistadas. Hoje, já é diferente: existem muitos cinemas, vários programas que podemos assistir, além dos famosos desenhos animados e seriados. Porém, os cinemas estão sendo esquecidos nos municípios pequenos. Um exemplo é que aqui na nossa cidade, por volta dos anos 60 e 70, antes do advento da televisão colorida e da locação de filmes, os casais formavam filas para assistir o filme que estivesse em cartaz, todos os sábados de noite e domingos, na frente do cinema. Porém, atualmente o cinema está fechado, por falta de público.Agora, a leitura. Na verdade, eles não liam mais que nós, pois a facilidade de conseguir livros não era tão grande como a de hoje. E todos nossos entrevistados nos falaram das grandes oportunidades que temos (como: tecnologias, melhor preparação para o futuro, liberdade que temos para escolher nossos caminhos...). Mas também relataram sobre a preocupação com os assaltos e com a natureza, problemas que jamais passavam pelas suas cabeças quando tinham a nossa idade.
Nós sabemos que existem diferenças entre os jovens de hoje e os de ontem, claro. Mas talvez essas diferenças nos igualem, pois eles se divertiam como nós nos divertimos, talvez com um pouco mais de limite, e também se preocupavam com o futuro como nos preocupamos, porém apenas quem aproveitava as oportunidades tinha um futuro promissor, o que ocorre ainda hoje.A juventude é uma época única, que encanta a muitos e a outros nem tanto. E conforme o tempo passa, ela vai passando também. Vamos aprendendo a praticar o que aprendemos nesse momento mágico, que nossos pais, tios, avós, amigos, conhecidos... inclusive nós mesmos, temos muitas histórias para contar. Seria bom se a adolescência durasse para sempre, mas quem disse que ela não dura?!


Jacqueline R. Cabral

3 comentários:

  1. adorei esta pagina de aulas de projetos...
    evelyn macedo

    ResponderExcluir
  2. eu achei muito interessante esta pagina dedicada aos alunos na aula de projetos eu acho que todas as escolas deveriam ter ;parabens

    ResponderExcluir