quarta-feira, 8 de julho de 2009

Projeto: Preconceito, TÔ FORA!

Metas:

- Este trabalho tem como objetivo principal auxiliar na desconstrução de pré-conceitos cristalizados de pelo menos 20% dos estudantes das séries iniciais do ensino fundamental, como forma de contribuição na formação de cidadãos mais éticos e tolerantes, com maior consciência da igualdade de todos na sociedade.


Detalhamento:

- Motivação, através de conversas e cartazes, para que os alunos assistam ao filme com olhar crítico e que a partir da sua vivência possam refletir sobre o que assistiram, durante a última semana de fevereiro.
-Divisão das turmas em grupos, após a exibição dos filmes.
-Identificação das idéias principais do filme, pelos grupos e apresentação das conclusões dos grupos.



RESUMO E REFLEXÃO DO FILME "ESCRITORES DA LIBERDADE "

No filme, a professora Erin assume uma turma de alunos problemáticos de uma escola que não está nem um pouco disposta a investir ou mesmo acreditar naqueles garotos. No começo a relação da professora com os alunos não é muito boa. A professora é vista como representante do domínio dos brancos nos Estados Unidos. Suas iniciativas para conseguir quebrar as barreiras encontradas na sala de aula vão aos poucos resultando em frustações. Apesar de muitas vezes apresentar desânimos nas chances de um resultado positivo no trabalho com aquele grupo, Elen não desiste, levanta a cabeça e segue em frente. Mesmo não contando com o apoio da direção da escola e das demais professoras, ela acredita que há possibilidades de superar as mazelas sociais e étnicas ali existentes. Para isso cria um projeto de leitura e escrita, iniciada com o livro " O diário de Anne Frank" em que os alunos poderão registrar em cadernos personalizados o que quiserem sobre suas vidas. Ao criar um elo de contato com o mundo Eren fornece aos alunos um elemento real de comunicação que permite ao mesmo se libertarem de seus medos, anseios, aflições e inseguranças. Eren consegue mostrar aos alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceito podem afetar a todos independente da cor, da pele, da origem étnica, da religião etc.

REFLEXÕES
Muitas vezes a realidade que os jovens vivem em casa, como a violência doméstica, as drogas , a prostituição, o desemprego entre outros fazem com que eles procurem uma solução nas ruas e lá se envolvem em situações cruéis, como exemplo, as gangues mostradas no filme. Esta realidade está presente em nossa sociedade, no mundo. E estes jovens com as mentes travadas pelos terrores causados por estas circunstâncias e por não acreditarem mais em si mesma e até por acharem que ninguém acredita, eles continuam a praticar o mal. Até que num momento alguém os despertam novamente para o mundo, os fazem sentir especiais, capazes e acreditarem na mudança. Um ponto que nos fez refletir também foi o fato da professora procurar conhecer melhor os seus alunos fazendo o levantamento dos conhecimentos prévios deles para tomar iniciativas do que e de como trabalhar com eles. É importante estarmos valorizando estes conhecimentos prévios procurando sempre levantar a auto-estima para que eles se sintam parte da sociedade da qual pertence.
ASSISTA VOCÊ TAMBÉM !

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